Artrose

A artrose é a forma mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Esta doença ocorre quando a cartilagem que protege as extremidades dos ossos se desgastam com o tempo, devido ao uso. Esse tecido existe para evitar que os ossos se arrastem uns nos outros quando o joelho se movimenta, e na sua ausência, este processo ocorre, causando muita dor ao paciente. Embora a artrose possa causar danos a qualquer articulação, o distúrbio afeta mais comumente as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral.

Os sintomas geralmente podem ser controlados com medicamentos para dor, mas o dano às articulações não pode ser revertido. Existem algumas precauções e ações que podem ajudar a prevenir o aparecimento da doença, como manter um peso saudável, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas regularmente.

Sintomas

Como a doença costuma ser crônica, apresentando uma progressão lenta e contínua, os sintomas aparecem aos poucos, sendo quase imperceptíveis no início. Eles incluem:

• Dor – as articulações afetadas costumam doer durante ou após o movimento, mas melhoram com um período de repouso.
  • Rigidez – a rigidez articular pode ser mais perceptível ao acordar ou após ficar muito tempo inativo.
  • Sensibilidade – a articulação pode ficar mais sensível, doendo sob qualquer aplicação leve de pressão.
  • Perda de flexibilidade – o paciente pode não ser capaz de mover a articulação danificada em toda a sua amplitude de movimento, realizando uma contração ou flexão incompletas.
  • Sensação de raspagem – sensação de ranger ou de estalo nos ossos durante os movimentos.
  • Inchaço – inchaço causado por inflamação dos tecidos moles ao redor da articulação.

Causas

A artrose ocorre quando a cartilagem protetora dos ossos nas articulações se deteriora gradualmente. Isso gera muito atrito nos ossos durante movimentos comuns do dia-a-dia. Esse aumento do atrito aumenta a velocidade com que a cartilagem é desgastada, até que, finalmente, os ossos se esfregam uns nos outros.

Esta tem sido frequentemente descrita como uma doença de desgaste de cartilagem, mas a osteoartrite afeta a articulação como um todo, e não apenas o tecido cartilaginoso. Por exemplo, um joelho sem este tecido protetor irá danificar os ossos, alterado sua forma e estrutura, desgastará os tecidos conjuntivos que mantêm a articulação no lugar e causará inflamação em outros tecidos, como os meniscos e tendões.

Alguns fatores de risco podem acionar bandeira vermelha para o desenvolvimento da osteoartrite. São eles:

• Idade – o risco de desenvolver artrose aumenta com a idade.
  • Sexo – mulheres são mais propensas a desenvolver o problema, embora o motivo ainda não seja claro.
  • Obesidade – carregar peso corporal extra contribui para a artrose e várias outras doenças. Quanto maior o seu IMC, maior os riscos, já que o aumento de peso coloca mais stress nas articulações – especialmente quadris e joelhos – intensificando as taxas de desgaste. O tecido adiposo também possui proteínas que podem causar inflamações nas articulações e ao redor dela.
  • Lesões articulares –  lesões, como as que ocorrem durante a prática de esportes ou em um acidente, podem aumentar o risco da doença, mesmo aquelas ocorridas há muitos anos e aparentemente curadas.
  • Tensão repetida na junta – se o seu trabalho ou esporte que você pratica coloca estresse repetitivo em uma articulação, tome cuidado.
  • Genética – algumas pessoas herdam a tendência de desenvolver osteoartrite.
  • Deformidades ósseas – algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa.
  • Certas doenças metabólicas – isso inclui diabetes e uma condição em que seu corpo tem muito ferro (hemocromatose).

Diagnóstico e Tratamento

Durante o exame físico, o médico verificará se há sensibilidade, inchaço, vermelhidão e flexibilidade na articulação afetada. Os exames de imagem são utilizados para obter uma visualização da área. Por exemplo, os raios x não permitem ver a cartilagem danificada, mas pode mostrar qualquer deformação nos ossos causadas pela artrose; uma ressonância magnética usa ondas de rádio e um forte campo magnético para produzir imagens detalhadas de ossos e tecidos moles, incluindo cartilagem.

Após o diagnóstico, você e seu médico irão determinar qual o melhor tratamento para a artrose. Infelizmente, os danos já causados ao tecido não podem ser revertidos, mas medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e ajudá-lo a se mover melhor. Além disso, a fisioterapia e terapia ocupacional podem ajudar a conviver melhor com a artrose.

Os medicamentos que são comumente receitados são os antiinflamatórios não esteróides (AINEs), drogas que possuem venda livre (Ibuprofeno e Naproxeno Sódico). Estes medicamentos costumam aliviar rapidamente a dor e ajudam a lidar com os sintomas da artrose, mas seu consumo deve seguir as indicações médicas.

Um fisioterapeuta pode mostrar exercícios para fortalecer os músculos ao redor de sua articulação, aumentar sua flexibilidade e reduzir a dor. Exercícios leves regulares que você faz sozinho, como nadar ou caminhar, podem ser igualmente eficazes já músculos mais fortes podem remover um pouco do peso que os ossos precisam sustentar.

Se os tratamentos conservadores não funcionarem, o paciente pode se submeter ao tratamento cirúrgico. Em uma osteotomia do joelho, o cirurgião corta o osso acima ou abaixo do joelho e, em seguida, remove ou adiciona uma cunha de osso. Isso muda o peso do corpo para longe da parte desgastada do joelho. Por fim, na  cirurgia de substituição da articulação (artroplastia), o cirurgião remove as superfícies das articulações danificadas e as substitui por peças de plástico e metal, tocando completamente a articulação danificada.

ou entre em contato para mais informações